
CPFL Soluções revoluciona comunicação no setor elétrico com campanha inovadora
Data:
Escrito por:
Em um setor técnico como o de energia, a CPFL Soluções lança uma campanha disruptiva para reforçar seu novo posicionamento no mercado. Sob o slogan “Sua escolha inteligente em energia”, a marca adota uma abordagem inédita no Brasil, deixando de lado termos tradicionais como “mercado livre de energia” e “migração”, para destacar o que realmente importa: a possibilidade de escolha do cliente.
A estratégia segue uma tendência já consolidada em países onde a abertura do mercado elétrico foi estendida para toda a população. Em vez de focar nos trâmites técnicos, a campanha comunica de forma clara e acessível como os consumidores podem tomar decisões estratégicas sobre seus contratos de energia, garantindo economia e previsibilidade para seus negócios.
A campanha foca nas decisões que os líderes tomam ao longo do dia, e que agora escolher o contrato de energia pode ser uma delas. “O diferencial está na forma como vamos conversar com nossos clientes. Estamos saindo do óbvio e trazendo um discurso mais direto e próximo, que de fato mostra os benefícios da escolha”, explica Gustavo Machado Alves, gerente de marketing e inteligência de mercado da CPFL Soluções.
Com essa ação inédita, a CPFL Soluções, em parceria com a Brivia (agência de publicidade) não apenas se posiciona como referência no setor elétrico, mas também estabelece um novo padrão de comunicação, tornando o tema mais acessível e alinhado às expectativas do público corporativo.
“As marcas estão sendo cobradas por mais autenticidade e histórias reais. Por isso, para essa campanha vamos trazer colaboradores (ou “Solucionadores”) à frente, para mostrar essa nova possibilidade de forma humanizada, conversando diretamente com o público final”, comenta Gustavo.
Liderança e Impacto no Mercado de Energia
Mais do que uma campanha, a empresa - que figura entre as quatro maiores comercializadoras do Brasil, tem investido na diversificação de produtos para ampliar as opções de escolha dos clientes em seus contratos de energia, adotando um modelo semelhante às decisões de investimento no setor financeiro. Desde 2015, acumulou um volume expressivo de energia negociada, totalizando 224 TWh em contratos de compra e 211 TWh em contratos de venda, dos quais 97TWh foram destinados exclusivamente a clientes do mercado livre.
A CPFL Soluções também reforça seu compromisso com a economia dos clientes: em 2024, a média de economia foi de 26%, com um máximo registrado de 88%. Em valores financeiros, isso representou uma economia total de mais de R$ 2 milhões em 2024 para os clientes. Também em 2024, a quantidade de clientes atendidos cresceu 84% se comparado a todo período entre 2009 e 2023.
Inovação e Sustentabilidade
O compromisso da CPFL Soluções com inovação e sustentabilidade também se reflete nos projetos realizados, como a modernização do Estádio do Pacaembu. O projeto inclui duas usinas solares fotovoltaicas de 250 kWp no total, capazes de gerar aproximadamente 270 MWh/ano, uma usina de cogeração que irá aquecer a piscina olímpica e fornecer água quente ao EDM, gerando 1.400 MWh por ano, e dois bancos de baterias com um total de 1.000 MVA para evitar oscilações de energia. Além disso, o complexo conta com uma central de climatização de 1.850 TR, quatro geradores de emergência com potência total de 4,7 MVA, 47 painéis de média tensão com 19 transformadores, um sistema de monitoramento inteligente e dez carregadores de veículos elétricos. O investimento total no projeto foi de aproximadamente R$ 70 milhões.
A CPFL Soluções faz parte do grupo CPFL, um dos maiores e mais sólidos players do setor elétrico no Brasil, com mais de 112 anos e 10 milhões de clientes atendidos. O grupo atua em todas as frentes dentro do setor elétrico, sempre com um compromisso de inovação, pautando suas ações pela sustentabilidade e pelo impacto positivo nas comunidades nas quais está presente.