Empresas de construção civil podem economizar 30% na conta de energia com a migração para o mercado livre
Data:
Escrito por:
A migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou simplesmente mercado livre, está avançando em vários setores da economia brasileira. Na construção civil, por exemplo, o insumo energia representa cerca de 5% a 10%* dos custos mensais das empresas, tanto diretamente - nos canteiros de obras, como indiretamente - na utilização de materiais como o alumínio, cuja produção exige alta demanda de energia elétrica.
“Para essas empresas, onde o custo da energia elétrica representa uma parte significativa das despesas fixas, a migração para o mercado livre de energia pode proporcionar até 30% de economia na conta de luz. Essa redução é decisiva para liberar recursos que podem ser reinvestidos no negócio, seja em expansão ou melhorias operacionais”, explica Talissa Paiola, coordenadora de marketing da CPFL Soluções, comercializadora varejista com clientes em 12 estados brasileiros e parte do Grupo CPFL Energia.
Avanço nas migrações - Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em 2024, empresas do grupo A, ligadas em alta tensão, correspondem a 89,3% das migrações para o mercado livre, um aumento expressivo em comparação aos 63,3% de 2023. Dessa lista fazem parte empresas com carga menor do que 500 kWh e que gastam a partir de R$ 5 mil ao mês com energia.
Além da redução na conta de energia, no mercado livre os contratos atendem mais às especificações do cliente. A adoção de fontes renováveis de energia também é um diferencial do ML. “Isso traz benefícios adicionais como certificados de energia renovável e possíveis incentivos fiscais para fabricantes que buscam fortalecer suas credenciais de sustentabilidade e aderir às práticas ESG (Environmental, Social and Governance)”, explica Talissa.
Simulação - Empresas interessadas em explorar a oportunidade do ML podem realizar uma simulação online que permite calcular rapidamente o potencial de economia com a transição. A ferramenta é gratuita, simples e rápida. Acesse aqui. Mais informações em CPFL Soluções.
*Fonte: Relatórios de sustentabilidade e eficiência energética na construção civil, ABNT, 2020.