Residencial
Os projetos para o Setor Residencial, visam atingir os consumidores não beneficiados com os projetos para clientes de baixo poder aquisitivo (os chamados Projetos Baixa Renda). Para esses clientes, a ANEEL possibilita que os projetos sejam realizados tanto na modalidade de Contrato de Desempenho Energético, quanto na modalidade de Fundo Perdido. Existe ainda a possibilidade de uma outra modalidade que é a de Bônus para equipamento eficiente, a qual exige financiamento parcial por parte do cliente (contrapartida), sendo que o PEE irá arcar com parte dos custos de um novo equipamento para o cliente residencial, como geladeira, ar-condicionado etc., além dos custos com serviços. A forma de prospecção preferencial para os projetos residenciais é através da Chamada Pública de Projetos.
Tipo de Ação:
Consiste em ações de eficiência energética realizadas em instalação envolvendo a troca e/ou melhoramento do desempenho energético de equipamentos e sistemas de uso da energia.
No caso de projetos residenciais, as ações de eficiência energética em sistemas de aquecimento solar de água referem-se a sistemas de pequeno porte (reservatórios de até 200 litros).
Tais projetos visam promover o aproveitamento de fonte com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada disponível.
Tem por objetivo melhorar a gestão do uso final de energia por meio da implantação ou melhoria de sistema de gestão da energia.
Consiste na troca de equipamentos energeticamente ineficientes por outros mais eficientes, em que o recurso do PEE paga uma parte do custo do equipamento. O restante desse custo será pago pelo consumidor beneficiado.