Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

RGE fará ações de podas preventivas em Gramado Xavier

Data:
25/03/2022
Escrito por:
Assessoria de Imprensa

Objetivo é eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental e a confiabilidade do sistema


A RGE executará ações de podas na área rural de Gramado Xavier, nos dias 30 e 31 de março. O mutirão, que contará com o auxílio da Prefeitura Municipal de Gramado Xavier e da comunidade local, fará a limpeza de mais de 2 kms de redes, nas localidades de Linha Pinha São Francisco, Linha Silveira e Linha Lajeado Bonito. Desde outubro de 2021, já foram realizadas ações de podas preventivas em mais de 20 kms de redes na região.


As podas realizadas seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012 que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo a rede, sendo realizadas visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é o mais adequado para atividade e, além disso, possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.


Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:


1. Jamais faça podas quando a árvore é muita próxima da rede elétrica ou mesmo os galhos toquem nos fios.


2. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.


3. Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.


4. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar pode nessas condições.


5. A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realiza podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.


6. Na dúvida entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.


As compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações estaduais e municipais, com o plantio de mudas bem desenvolvidas, preferencialmente nativas, com DAP (Diâmetro à altura do peito) e altura razoáveis. O plantio é acompanhado por fiscais ambientais municipais, biólogos e técnicos da RGE. O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.


Plano de Sustentabilidade - Essa e outras ações fazem parte do pilar Energias Sustentáveis do plano de sustentabilidade da CPFL Energia, que prevê aplicar até 2024 mais de R$ 1,8 bilhão para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia. Dessa forma, vai maximizar os resultados positivos na comunidade e na cadeia de valor, além de reduzir os impactos gerados pela natureza do seu negócio.