Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética foi criado pela Lei nº 9991/00, com objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos Educacionais, Baixa Renda, Iluminação Pública, Poder Público, Serviços Públicos, Residenciais, Comércio e Serviços, Industrial e Rural, que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. A lei determina que as empresas concessionárias de distribuição devem aplicar anualmente um percentual mínimo definido de sua Receita Operacional Líquida (ROL), na realização de projetos de Eficiência Energética. 

Os investimentos, devem ser aplicados e gerenciados, seguindo diretrizes e orientações estabelecidas pela ANEEL, através dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE), que, regulamenta as atividades relacionadas ao Programa de EE. O PROPEE, defini os aspectos legais e regulatórios, o formato de elaboração de projetos, procedimentos de fiscalização de projetos e os parâmetros e critérios de avaliação para reconhecimento do investimento. 

Para conhecer mais sobre as regras e procedimentos do Programa de Eficiência Energética ANEEL clique aqui e acesse o site da ANEEL.

Eficiência Energética para CPFL

No Grupo CPFL, o Programa de Eficiência Energética é tão importante para promoção do combate ao desperdício de energia elétrica, que investiu nos últimos 5 anos mais de 520 milhões em projetos, e tem como foco o consumo consciente de energia, através da substituição de equipamentos ineficientes, realização de ações educacionais e regularizações. Em 2021, foram investidos 164.484.837 milhões em iniciativas de Eficiência Energética, para conscientização do uso eficiente e seguro da energia elétrica, gerando uma economia média de energia de 44.284 MWh/ano e equivalente ao consumo de 88.000 residências. O Programa, tem como objetivo contribuir para a ampliação da consciência da sociedade sobre o tema, subsidiando o desenvolvimento econômico e social da área em que atua. 

Acesse nossa cartilha Economix no seu dia a dia, para aprender mais sobre como usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura.