Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se
Inovação

Inovação

Saiba mais

Inovação para a CPFL

​A Inovação é maneira como construimos nossos resultados e oferecemos as melhores soluções aos nossos clientes. Ela é um dos princípios que guia nossas ações e de todos os nossos colaboradores.

Buscamos a inovação contínua em processos, produtos, tecnologias, serviços e modelos de negócio, para oferecermos excelência no atendimento aos nossos clientes.

Nossa Visão

Inovar continuamente em processos, produtos e serviços para mantermos como referência em excelência operacional e sustentabilidade, garantindo o crescimento da CPFL no setor.

A promoção da Inovação ocorre em três frentes diferentes:

1) Promoção da Cultura de Inovação, implementando projetos e ações que promovam o engajamento dos colaboradores e fomentem Inovação no Grupo CPFL;
2) Projetos de Excelência Operacional, com resultado no curto e médio Prazo, através de melhorias incrementais em processos, tecnologias, ferramentas e materiais – foco nos últimos estágios da cadeia de inovação;
3) Projetos Estruturantes, de maior porte, com resultado no longo prazo, preparando a CPFL e o Setor Elétrico para o Futuro – foco nos primeiros estágios da cadeia de inovação.

 Programa de P&D ANEEL

Neste contexto de Inovação, destacamos o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D como um forte aliado para execução de nossas iniciativas em projetos.

O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento ANEEL foi criado pela Lei nº 9.991/00, com objetivo de fomentar investimentos em inovações relevantes para o setor elétrico brasileiro. A lei determina que as empresas concessionárias de distribuição, geração e transmissão de energia devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo definido de sua Receita Operacional Líquida (ROL), na realização de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Os investimentos devem ser aplicados e gerenciados seguindo diretrizes e orientações estabelecidas pela ANEEL através dos Procedimentos do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (PROP&D),  que regulamenta as atividades relacionadas ao Programa de P&D. O PROP&D define os aspectos legais e regulatórios, o formato de elaboração de projetos, procedimentos de fiscalização de projetos e os parâmetros e critérios de avaliação para reconhecimento do investimento.

Para saber mais sobre os procedimentos e regras do programa acesse o site do Programa de P&D da ANEEL.