Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Armazenamento de Energia

Ficou curioso para saber o que é um Armazenamento de Energia?

O conceito de armazenamento de energia já faz parte do seu dia a dia quando você utiliza pilhas ou baterias comuns que guardam a energia para ser utilizada quando necessário.

Agora, a CPFL Energia, por meio do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da ANEEL está utilizando o armazenamento de energia elétrica (como baterias) em toda a cadeia do sistema elétrico, da geração até o cliente final: você.

O objetivo é que esta iniciativa, no futuro, possa ser aplicada em grande escala para ajudar na qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia. Mas, por enquanto as baterias estão sendo instaladas em locais selecionados com base em especificações técnicas.

Conheça os tipos de armazenamento e suas vantagens:​

Armazenamento de Energia em Postes de Distribuição​

​O poste da rede elétrica, por exemplo, recebe esta tecnologia para fornecer energia em momentos de pico de consumo, em que há um maior consumo de energia, ou quando há uma falha, evitando que falte luz na sua casa e funcionando como um gerador de energia mais silencioso e seguro, garantindo qualidade no fornecimento de energia.

Postes

Armazenamento de Energia na Geração e Transmissão​​

​​​​​Na geração e transmissão, as baterias podem contribuir para otimizar a produção de energia elétrica de fontes renováveis, como a eólica, além de diminuir a necessidade de possíveis investimentos em mais linhas de transmissão. 

Geração Transmissão

Armazenamento de Energia em Subestação de Distribuição 

O uso de baterias na rede de distribuição ajuda na conservação e melhor aproveitamento dos recursos da rede de energia elétrica, na redução de pico de consumo e perdas de energia, e na melhoria da qualidade e confiabilidade do fornecimento, além da integração com a energia solar, veículos elétricos entre outros.​​

Subestação

Armazenamento de Energia em Clientes Residenciais ou Comerciais

​O sistem​​a de armazenamento para clientes residenciais e comerciais, substitui a geração à diesel, permitindo, por exemplo, que condomínios ou empresas, tenham energia extra para utilizar em momentos de alta demanda de energia elétrica e com maior custo ou caso da falta de energia na rede de distribuição.​​

​​​Cliente

Além do desenvolvimento de novos serviços, modelos de negócios e proposições regulatórias, o programa de Armazenamento de Energia da CPFL também pretende contribuir com a capacitação da mão-de-obra do setor e a formação de profissionais na área para promover o desenvolvimento desta tecnologia que já é uma tendência global e uma realidade próxima.